A HISTÓRIA DA ARQUITETURA


 
  • INÍCIO DA PRÉ-HISTÓRIA

As primeiras construções advindas do homem não resultam das habitações e sim da produção de espaços que contemplavam cultos, adorações e também as câmaras mortuárias. Nessa época, os homens geravam seus próprios abrigos e habitavam as cavernas, troncos de árvores e grutas.



  • ANTIGUIDADE

A arquitetura na Antiguidade Clássica remete aos gregos e romanos. A cidade torna-se o elemento principal da vida política e social desses dois povos. “As obras construídas no estilo que denominamos ‘clássico’ foram responsáveis pela consolidação de uma linguagem arquitetônica que dominou o cenário ocidental por pelo menos 5 séculos”



  • IDADE MÉDIA

No início da Era Medieval, as edificações religiosas eram quase sempre feitas de madeira. À medida que novas técnicas de construção foram surgindo por meio de ações antrópicas, a figura da igreja se tornava mais poderosa. A partir de então, as catedrais passaram a ser construídas por meio de materiais com maior resistência, como por exemplo: a pedra e o carvalho.



  • IDADE MODERNA

A arquitetura na Antiguidade Moderna remete ao surgimento dos estados nacionais. A era é dividida nos seguintes estilos arquitetônicos: Renascimento, Maneirismo, Barroco, Rococó e Neoclássico. Os arquitetos descobrem antigos tratados arquitetônicos influenciando uma nova arquitetura. A liberdade científica possibilitou o avanço nas técnicas construtivas, permitindo novas experiências nas obras arquitetônicas.


  • IDADE CONTEMPORÂNEA

A História da Arquitetura Contemporânea tem suas principais bases nas mudanças ocorridas devido à Revolução Industrial (1750-1830), que foi marcada pelo conjunto de transformações econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas, que se processaram desde finais do século XVIII e culminaram na primeira metade do século XIX.



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo